segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fase I da Gestão estratégica: o desenvolvimento Estratégico (parte 2)

Questões que se colocam ao negócio?

Respondida a pergunta de “qual o nosso negócio e porquê?” importa preparar a resposta à segunda pergunta, “Questões que se colocam ao negócio?”.
Estabelecidas a missão, a visão e os valores, os gestores devem se preocupar em analisar estrategicamente a empresa do ponto de vista interno e externo. Os fundamentais da indústria são, assim, analisados com recurso a quadros conceptuais como o Modelo das Cinco Forças de Michael Porter onde são “dissecados” poder dos compradores, dos vendedores, disponibilidade de substituibilidade, ameaças de novas entradas e concorrência. Aceder ao ambiente de crescimento macroeconómico externo, taxas de juro, movimentos cambiais, inputs de preços, regulamentos e expectativa do papel das corporações na sociedade funciona como uma autêntica PESTEL (political, economic, social, technological, environmental, legal) ou análise de enquadramento dos factores externos. Consideradas e comparadas as dinâmicas financeiras, tecnológicas e de mercado, os “Key issues” remetem para a análise interna das capacidades e performance. Mais um quadro teórico se pode usar: o modelo de Cadeia de Valor de Michael Porter que, concomitantemente com qualquer análise interna, identifica recursos e capacidades diferenciadoras que dão à empresa vantagem (s) competitiva (s).

Finalizada a análise externa e interna, importa resumir as conclusões num quadro SWOT, explicitando atributos internos e factores externos que permitem (ou não) alcançar a visão proposta. O objectivo é assegurar que a estratégia alavanca os pontos fortes internos de molde a “perseguir” oportunidades externas e combater factores internos e externos, fraquezas e ameaças que minam o sucesso da estratégia de execução. Diz Kaplan que esta análise revela: o papel para novos produtos/serviços; a necessidade (ou não) de novos parceiros; novos segmentos de mercado a entrar; segmentos em contracção. Todos estes assuntos tornar-se-ão, assim, no foco da formulação do processo estratégico, antes da questão final da Fase 1, do Desenvolvimento Estratégico: qual a melhor forma de competir?

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